Com duas finais emocionantes, com o título de campeão sendo disputado gol a gol, chegou ao fim na noite de sábado, 8, o 3° Quinteto de Handebol de Parintins. O palco das decisões foi o ginásio poliesportivo e cultural Professora Silvia Pantoja, bairro São Francisco.
No naipe masculino, a seleção da França empatou o jogo em 36 a 36 no tempo normal contra a Inglaterra, e levantou o troféu de campeão nos arremessos de sete metros, ao vencer pelo placar de 3 a 2. O terceiro lugar ficou com a equipe da Tunísia, que derrotou Marrocos por 47 a 40.
O capitão da equipe da França, e escolhido o melhor jogador da edição no naipe masculino, Kedson Matos Filho, enalteceu que pelos grandes jogos apresentados, quem venceu mesmo foi o handebol. “Primeiramente quero agradecer a Deus por mais essa conquista, aos meus companheiros que jogaram demais e quem venceu mesmo foi o handebol. A gente sabe a importância do esporte na sociedade, a gente sabe que o esporte molda caráter e agradeço a coordenação que proporcionou um belo campeonato de handebol”, destaca.
Em outra decisão emocionante, no feminino, Portugal levantou o troféu de campeão ao vencer na grande final o Egito, por 27 a 25. Em terceiro lugar, ficou os Estados Unidos que superou pelo placar de 33 a 27, as representantes do Iraque.
A atleta campeã e escolhida a melhor jogadora do naipe no campeonato, Reana Souza, falou sobre a conquista. “Foi muito importante participar, principalmente porque o handebol precisa ser mais valorizado, e essas competições avançam a cada edição. Ser campeã esse ano foi um privilégio pra mim junto com as meninas, que foi um time que foi crescendo aos poucos, graças a Deus chegamos na final e conseguimos alcançar a vitória e sermos campeãs”.
Ela enfatizou o apoio da Prefeitura de Parintins, de valorizar o naipe feminino, ao igualar o valor financeiro da premiação ao do masculino. “Igualar o valor da premiação a do masculino, foi uma conquista muito grande, porque os times femininos sempre são menos, e igualar isso, foi uma conquista muito grande pra nós, para sermos valorizadas junto com os meninos que fazem também um belíssimo campeonato e que também criam esse campeonato para todas nós participar”, reforça.
O maior incentivador do esporte no município, o prefeito Mateus Assayag, prestigiou as finais, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do esporte local. O líder do executivo municipal, esteve acompanhado do secretário de Esporte, Luan Cavalcante, do coordenador do ginásio Seo Jovem, Bruno Melo, e do coordenador municipal de Esportes de Juriti/Pará, Damião Soares.
O idealizador da competição, Janderson Bastos, faz uma avaliação positiva do evento pelos grandes jogos que foram as finais tanto do masculino, quanto do feminino. “Concluímos mais uma edição, e faço uma avaliação muito boa. Comparando com as duas últimas edições, pelos grandes jogos tanto no masculino como no feminino que tivemos, com toda certeza essa foi a melhor edição. Esperamos que no ano que vem possamos fazer uma competição maior do que essa”, ressalta.
Janderson também destacou a parceria do prefeito Mateus Assayag, com a disputa do Quinteto de Handebol. “O Mateus nos apoia desde quando era vereador, e a agora, como prefeito facilitou, fortalecendo ainda mais a competição. Tivemos uma boa estrutura, e só temos a agradecer e gratidão a todos que colaboraram para o sucesso desse evento”, concluiu.
Esse ano, a 3ª edição do Quinteto de Handebol reuniu 180 atletas, sendo 120 no naipe masculino e 60 no feminino, divididos em 17 equipes que representaram seleções.
Texto e foto: Kedson Silva
