Expoagro 2025: Governo do Amazonas profissionaliza mais de 600 pessoas com 55 cursos gratuitos

CAPA CIDADES

As capacitações ocorreram no Parque de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins

Mais de 600 pessoas entre produtores rurais, técnicos, estudantes e empresários voltados ao setor primário, participaram de 55 cursos gratuitos, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), durante a realização da 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro).

As capacitações iniciaram na segunda (29/09) e encerraram nesta sexta-feira (03/10), no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, na BR-174, quilômetro 2, em Manaus.

As capacitações foram ministradas por técnicos do Sistema Sepror, oferecendo aos alunos conhecimento técnico e prático em diversas áreas da produção rural, incluindo associativismo, manejo sanitário, piscicultura e controle de doenças como monilíase.

Um dos estudantes de paisagismo do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Samuel Barbosa, destacou que as capacitações foram essenciais para compreender alguns processos técnicos que a área exige.

“Foi muito bom estar aqui, agregou muito para nós estudantes do paisagismo, já que trabalhamos com essa área da terra e plantas, e aqui aprendi a influência de alguns adubos que vêm da agropecuária” comentou o estudante.

A coordenadora das capacitações, Rose Torres, ressaltou que os cursos realizados na Expoagro ampliaram o conhecimento dos estudantes, apresentando as formações oferecidas e despertando o interesse de instituições e associações em replicá-las.

“Os cursos na Expoagro foram uma vitrine para diversas associações, estudantes e instituições, conhecerem o Sistema Sepror. Nós conseguimos explorar diversas áreas do conhecimento e com esse aprendizado eles podem colocar em prática na propriedade e nos trabalhos agropecuários”, destacou Rose Torres.

Coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, as capacitações contaram com o apoio Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa); e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Expoagro 2025

O evento visa promover oportunidades aos produtores rurais a fazerem negócios e conhecerem novas tecnologias para fortalecer o setor primário no estado, além de proporcionar um ambiente rural para o público da cidade.

Considerada a casa do produtor rural e o maior evento de agronegócio sustentável do Amazonas, a 47ª Expoagro estima gerar aproximadamente R$ 230 milhões em negócios, com expectativa de receber 260 mil pessoas durante os oito dias de evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *