Provas do Saeb começam a ser aplicadas na próxima segunda-feira, 23

CIDADES

Com o objetivo de avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) reforça que falta apenas uma semana para o início da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb. O exame ocorrerá entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro em todo o país. Além disso, o Saeb tem como objetivo ofertar recursos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências e oferecer dados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, por meio dos resultados de proficiência.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho acadêmico do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. A avaliação permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.Vale ressaltar que as escolas da Rede Pública Estadual também seguem com a preparação para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que tem como meta conduzir a avaliação externa da Educação Básica no estado, de forma anual. Além da realização de exames de competência em todas as escolas das redes públicas estadual e municipais, será necessário promover igualmente um esforço constante de capacitação e supervisão educacional do sistema. O Saese ocorre no período de 20 de novembro a 1° de dezembro.A Fundação Cesgranrio, com supervisão da Ceave/Seduc, será responsável pela aplicação e análise das avaliações do Saeb e do Saese em Sergipe. Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática para medir o nível de alfabetização e numeramento.

De forma censitária, os alunos de todas as escolas públicas que estão no 5º e 9° anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio irão responder às provas de Língua Portuguesa e Matemática. A participação de apenas algumas escolas privadas ocorre devido à metodologia usada pelo Saeb, que é amostral. Na Educação Infantil, não há testes, mas a equipe gestora e os professores de creches e pré-escolas das redes públicas preenchem questionários contextuais online.

O Saeb e o Saese obedecem a alguns critérios para divulgação dos resultados. Os municípios devem ter no mínimo dez estudantes nos anos avaliados com, no mínimo, 50% dos alunos participando. Já as escolas devem ter um mínimo de dez estudantes fazendo os testes nos anos avaliados e, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *